A importância do Vazio
- Olivia Uliano
- 13 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
“Estamos nos afogando em informação e, ao mesmo tempo, famintos por sabedoria”.
Esta frase, de Edward Wilson, notório biólogo e um dos precursores do conceito de Biofilia, me fez refletir sobre o conceito de “vazio”, que acredito ser de onde nasce a sabedoria.
Estamos na era da informação e tecnologia, recebemos diariamente uma enorme quantidade de estímulos que o cérebro humano dificilmente consegue processar. Quantas horas por dia passamos em frente às telas? Quantas leituras ou conversas realmente foram relevantes nesse período? Estamos sobrecarregando a nossa mente a cada minuto e deteriorando a nossa saúde com este estilo de vida acelerado, que condena o ócio e o silêncio. Já é possível perceber os impactos e efeitos destes hábitos por meio dos altos índices de depressão, transtorno de ansiedade e suicídios, que têm afetado cada vez mais pessoas.
Nos tornamos uma sociedade frenética, que preza pela produção máxima a qualquer custo, pelo domínio do conhecimento, pelo sucesso e pelo prestígio. E, nessa incessante busca pela grandeza, esquecemo-nos do universo que existe dentro de cada um, da beleza presente em cada pequeneza.
A era da velocidade e do alto desempenho acabou nos deixando ainda mais obtusos. De tanto tentar nos preencher, acabamos deixando pouco espaço para o sentir.
Desse modo, te convido a vivenciar o vazio. Esvazie a mente e crie espaços para a percepção, para o florescer dos sentidos, para a fluidez, para a intuição. Sinta a liberdade de apenas ser.
Experimente deixar de lado todos os conceitos, que tanto te preenchem, e aprecie o momento presente com o devido encantamento. Aprecie o sublime prazer de sorver cada troca, cada olhar, e perceba a divindade que existe em cada pessoa e em cada forma de vida.
Desacelere. A vida é o equilíbrio entre movimento e pausa. Assim, você possa vivenciar com plenitude o infindável fluxo de expansão e retração que é a vida. Perceba a magia presente nessa sagrada ciclicidade – o contato com a natureza pode te ensinar muito sobre isso.
Ao vivenciar o vazio, você se abre para o mundo e para novas possibilidades. Permita-se sentir.
Comments